Crossfit, No Pain, No Gain, SERÁ?

Crossfit, e o conceito do No Pain, No Gain, sem dor, sem ganho.

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Minha pergunta é:  Será mesmo que precisamos treinar até o limite para construir um corpo magro e definido?

Esse entendimento que precisamos estar constantemente rompendo os limites é mentalidade hoje no mundo Fitness e no Universo Fisiculturista e tomou conta da Mente dos Profissionais de Educação Física e dos Treinadores do Mundo inteiro. 

É uma característica natural do Corpo Humano substituir e repor células musculares continuamente.

Cada célula é a Unidade Fundamental do corpo:

* Os tecidos são a Associação de Várias Células semelhantes;

* Os órgãos são a junção de vários tecidos que Realizam uma Determinada Função;

* Os Sistemas são a união de vários Órgãos (sistema nervoso, linfático, esquelético, respiratório, tegumentar, circulatório, etc);

* A União de todos os sistemas formam o ORGANISMO.

Os tecidos musculares possuem células especializadas para a contração. Sua Função é permitir os movimentos, realizar a manutenção postural e a produção de Calor.

Ao contrário dos outros tecidos, o tecido muscular não possui renovação celular, ou seja, para mantê-los ou aumentá-los é necessário que você faça força, se movimente, faça uso da musculatura para que as tensões e micro lesões, ocasionadas pelas atividades, obrigue o corpo a repor e aumentar os tecidos magros para o uso no outro dia.

Quando fazemos atividades, micro lesionamos os tecidos musculares e criamos um Processo de Recuperação que leva o corpo a Repor os Tecidos Lesionados e aumentar a quantidade de tecidos musculares no local, de maneira que, quando repetimos os movimentos no dia seguinte, o corpo não se lesione novamente devido aos esforços. É um Mecanismo de Proteção do corpo.

A primeira história que se tem informação relacionada ao crescimento muscular vem da Grécia:

"Havia um homem muito forte chamado Milon de Crotona, ele era um atleta olímpico invejado pela sua força e músculos. O seu treino era baseado em um bezerro. Ele colocava o animal nas Costas e andava, a medida que este animal ia crescendo, seu corpo ia acompanhando as Adaptações necessárias para continuar andando com o bezerro nas costas."

Assim, ele aplicou uma lei da musculação conhecida como “princípio da sobrecarga”, onde o praticante aumenta os pesos aos poucos de forma a Promover Evolução Fisiológica e alcançar os objetivos propostos.

Pelo principio No Pain No Gain , quanto mais você machucar, quanto mais dor você sentir, mais o corpo irá supercompensar e aumentar os tecidos musculares do local estressado.

Eu tenho visto, há mais de 35 anos, os profissionais de Educação Física priorizarem o aumento dos esforços como Fundamento Básico para evolução da construção muscular e do Emagrecimento, o No Pain No Gain, sendo o Crossfit resultado desse entendimento.

Ocorre que a Dor é resultado da Inflamação muscular durante o processo de Recuperação.

A coisa mais Corriqueira nas Academias é você ver pessoas gordas com déficit de massa magra caminhando nas Esteiras, e, os Professores passarem Aumentando a velocidade, exigindo mais esforço para uma "queima maior de gorduras".

O CrossFit nasceu do Entendimento No Pain No Gain, exigindo a utilização máxima do seu corpo, obrigando seus músculos a atingirem o seu limite, até a exaustão.

Quando Praticamos Atividades, Uma Pequena Dor resultante dos esforços é um Sinal Positivo, é a Garantia que seu corpo está aumentando a quantidade de tecidos musculares naquela região, e, quando respeitamos o tempo de descanso e o Processo Recuperatório por completo, conseguimos uma Evolução Saudável de maneira que o corpo vai ficando cada dia mais Apto a Mais Esforços, o corpo Se Condiciona.

Quando seu corpo está condicionado sua capacidade de aumentar os esforços evolui, sendo esse o princípio básico do CrossFit, levar seu corpo ao limite máximo.

Em condições extremas, as suas fibras musculares explodem. Morrem. Vazam proteína na corrente sanguínea, incluindo uma forma de proteína chamada mioglobina. Os seus rins, sempre alertas, assumem a tarefa de remover essas proteínas perigosas do seu sangue, essa é a Função dos Rins.

Isso é a Causa de uma Doença chamada Rabdomiólise, uma doença séria, desagradável e potencialmente Fatal causada por um colapso catastrófico das fibras musculares.

O que o fundador do CrossFit, Greg Glassman, pensa disso?

“Isso pode matar,” ele disse. “Sempre fui totalmente transparente em relação a isso.” 

A Rabdomiólise não é uma doença comum, mas é tão comum no CrossFit que eles têm até mesmo um cartum para ela, fazendo graça de maneira displicente sobre algo que jamais deveria acontecer.

A maioria das vítimas de Rabdomiólise são pessoas em ótima forma. Não é uma doença que ataca novatos fora de forma que exageram no treino.

No nível local, os músculos permanecem arruinados e à beira da morte. Em seguida, há inchaço e fraqueza, conforme aumenta a pressão em torno das fibras musculares restantes. O seu organismo, que normalmente pode tratar danos musculares locais está fora do ar, tentando mantê-lo vivo. Se você chegar até esse ponto, estará em estado grave.

Em alguns casos, ocorre síndrome compartimental aguda, uma emergência médica que pode causar a amputação de membros a menos que o seu tecido conjuntivo seja aberto por meio de corte para reduzir o inchaço, um procedimento chamado fasciotomia.

Os efeitos da rabdomiólise podem persistir além da fase inicial de crise e, ás vezes, melhora com tratamento, às vezes, continua. Às vezes, seus rins nunca mais serão os mesmos.

Uma vez que um músculo se rompe, o tecido muscular é substituído por um tecido cicatricial adiposo e danificado. O resultado é um músculo deteriorado, e uma capacidade reduzida para fazer treinos de força.

Os praticantes do CrossFit, em grande parte alheios aos riscos da Rabdomiólose, seguirão em frente, pressionados e coagidos alegremente a se exercitarem até atingirem o esgotamento e a exaustão Tudo Em Excesso Faz Mal!

O exercício físico é simplesmente a melhor coisa que podemos fazer com nosso corpo, mas no caso do CrossFit, só nos resta perguntar: este treino vale o risco?

A Construção de um corpo magro, saudável por dentro e por fora e que pode proporcionar alegrias até o fim da vida, depende da Tríade, Atividades, Descanso e Ingestão Energética em Abundância.

Qualquer desequilíbrio entre as 3 partes fundamentais e o caminho construído para o seu corpo será de doenças e sofrimentos.

Construir um corpo magro, saudável, bonito, que envelheça sem doenças, é muito mais fácil e simples do que parece, é só colocar a dose certa nas 3 partes fundamentais e fazer o dever de casa que seu corpo faz o restante sem você ter que se preocupar nem se matar fazendo atividades.

Opte por respeitar seus limites, e, o que seu corpo está sentindo durante as atividades, se você estiver num dia Muito Cansada (o), descanse, seu corpo está te Enviando Um Aviso com através do cansaço, se você descansar e esperar ele se Recuperar, ele ficará cada dia mais Apto a novos esforços sem o Risco de Lesões nem excessos de estresses, que acumulados viram doenças e afetam diretamente seu Sistema Imunológico te fazendo ficar toda hora com alguma virose, ou aftas ou qualquer tipo de micro doenças associadas ao enfraquecimento do Sistema Imunológico.

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