Meditação ajuda a controlar a ansiedade mesmo?

CLAUDIO AMORIM MED EMAGRECIMENTO

Provavelmente você ouviu dizer que a meditação controla a ansiedade e por este motivo está aqui buscando mais informações sobre este assunto.

Saiba que você está no lugar certo, pois aqui neste post você vai descobrir se realmente a meditação ajuda mesmo a controlar a ansiedade.

Confira!

Os diferentes momentos da vida...

Em determinados momentos da vida, parece que as coisas não estão indo tão bem como você espera, daí vem aquele desânimo e a vida passa a ter pouco sentido.

Algumas das causas pelas quais estes sentimentos surgem são o estresse e/ou ansiedade. E você sabia que a ansiedade é um recurso adaptativo muito importante que ajuda na sua autopreservação?

É isso mesmo!

O problema está quando ela se encontra em excesso, o que te leva a um estado de forte sofrimento, pois quando você vive em ansiedade automaticamente vem a tensão e sua mente se ocupa com preocupações sobre coisas que de fato ainda nem aconteceram.

Então, como resolver este problema?

Meditação para ansiedade – uma valiosa técnica que te ajuda a tornar seus dias mais tranquilos!

Pesquisas científicas tem comprovado que a meditação, muito mais do que relaxar, tem efeitos concretos sobre sua saúde. Apenas para você ter uma ideia, de acordo com um estudo realizado pela Universidade Johns Hopkins (Estados Unidos) meditar durante 30 minutos diariamente ajuda no alívio dos sintomas da ansiedade, dores crônicas e depressão.

Muito bom, não é verdade?

Outras pesquisas comprovam que pessoas que meditam há mais de 10 anos tem uma redução na produção de adrenalina e cortisol, hormônios associados a transtornos como ansiedade, hiperatividade, stress e déficit de atenção.

Sendo assim, é correto afirmar que a ansiedade (um termo de origem grega que significa sufocar, estrangular, oprimir) pode ser tratada com técnicas de meditação, vez que vai te ajudar a ter mais controle sobre suas emoções.

Logo, se você está sofrendo os transtornos da ansiedade e não sabe mais o que fazer para viver melhor, você deve aprender a fazer meditação e experimentar todos os benefícios que ela é capaz de te proporcionar!

Exercícios de meditação para ansiedade

A meditação é uma técnica milenar que, além de auxiliar no combate à ansiedade, ela acalma a mente, disciplina e traz conforto emocional aumentando sua capacidade de concentração.

E se você pensa que exercícios de meditação envolvem somente a combinação de música instrumental e cheiro de incenso, já pode mudar de ideia, pois existem técnicas para todos os tipos de perfil:

  • Meditar vendo uma bela paisagem.

  • Meditar em silêncio.

  • Meditar entoando mantras, etc.

Conheça agora alguns exercícios de meditação para ansiedade que conduzem sua mente à tranquilidade:

  1. Faça a repetição de um som particular, ou seja, aquele que só é conhecido por você. Esta é a técnica transcendental.

  2. Sente-se na chamada posição de lótus (ou pose de índio) com as pernas cruzadas e coluna ereta. Com os olhos fechados, focalize o fluxo de ar que vai entrando e saindo de seus pulmões. Corpo São é o nome desta técnica de meditação.

  3. Em um local tranquilo, sente-se com a coluna ereta, feche os olhos e repita o mantra Maranatha. Já esta técnica é denominada de Cristã e bhakti-ioga cujo foco da meditação são as orações, divindades ou textos sagrados.

  4. Permaneça de olhos abertos, sente-se em uma posição confortável e mentalize alguns pontos positivos da natureza humana como compaixão, amor incondicional e perdão, por exemplo. Esta é a técnica de meditação Raja Yoga cujo foco é a reflexão.

Portanto, a meditação ajuda a controlar a ansiedade mesmo! É importante você saber que o tempo para sentir as melhoras varia de pessoa para pessoa e não depende tanto da duração desta prática.

O que conta mesmo é sua constância para criar o hábito, sua disciplina e firmeza de propósito.

VEJA ESSE VÍDEO:

E então? Até o momento o que você tem feito para controlar a ansiedade? Teve algum resultado positivo? Compartilhe sua experiência registrando-a nos comentários!

E VOCÊ? Já ouviu FALAR SOBRE o MED: PROGRAMA REVOLUCIONÁRIO DE EMAGRECIMENTO DEFINITIVO!

Um forte abraço.