Musculação, devo fazer movimentos Rápidos ou Lentos?

Devo fazer movimentos Rápidos ou Lentos na Musculação? QUAL o mais eficaz?

Qual diferença de pegar peso com movimentos LENTOS e movimentos RÁPIDOS? Vejo na academia a maioria fazendo movimentos mais rápidos.

musculação

É assim, quando você INICIA o movimento de força, imediatamente suas fibras musculares são ativadas através de uma DESCARGA ENERGÉTICA nos tecidos, então, quanto mais tempo você DEMORAR fazendo o movimento, mais glicogênio é necessário e mais profundas ficam as micro lesões no tecido muscular.

As fibras que AUMENTAM de tamanho mais rápido são as chamadas fibras de velocidade ou fibras TIPO 2A. Elas tem células maiores que as fibras de resistência.

Elas tem células grandes que PERMITEM a hipertrofia e o aumento rápido da massa magra e da força.

Existem 2 maneiras distintas de atingir mais especificamente as fibras tipo 2A.

A primeira é fazendo movimentos muito velozes de maneira que a predominância dessas fibras, na participação do movimento, fique acentuada, porém, fazer movimento muito rápidos usando CARGA, é sempre um grande RISCO para as articulações e leva um tempo de execução menor, estressando as células por um tempo mais curto, por isso, eu oriento movimentos bem concentrados e lentos.

A segunda maneira de atingir mais predominantemente as fibras tipo 2A é fazendo movimentos com CARGAS entre 60 a 85% da capacidade de força do músculo.

Quando você inicia um movimento com essa quantidade de cargas, imediatamente as fibras são acionas, e daí, quanto mais TEMPO você demorar fazendo o movimento, mais PROFUNDO são os estresses causados pelas descargas elétricas que percorrem o corpo do hipotálamo nos tecidos. Por outro lado, os movimentos lentos feitos com amplitude total, não oferecem riscos para as ARTICULAÇÕES, e, mesmo sem treinar aeróbicos, ao final você vai ter um corpo forte e veloz.

Para quem já tem excedente de massa magra ou é atleta, MESCLAR os treinos, em dias separados, treinando força na musculação e no outro dia os aeróbicos intensos, proporciona excelentes resultados no desempenho das atividades aeróbicas que necessitam de velocidade, servindo para potencializar os resultados de quem pedala, corre, salta, joga bola, faz vôlei, natação ou artes marciais, aonde a velocidade dos movimentos é necessária.

Para quem tem sobre peso e deficiência de massa magra, o caminho mais FÁCIL, mais curto e rápido, para recuperar a massa magra deficitária e criar excedente, é sem dúvidas, fazer movimentos bem lentos com uma carga que permita amplitude total realizando de 6 a 8 repetições lentas por vez.

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