AMACIANTES E 4 PRODUTOS DE LIMPEZA QUE PODEM FAZER MAL PARA SAÚDE!

limpeza

Amaciantes e mais 4 produtos de limpeza que podem fazer mal para saúde!

Existem diversos produtos de limpeza que podem fazer mal a saúde, o amaciante de roupas é um deles.

O problema com os componentes do amaciante não está nas pequenas quantidades de substâncias tóxicas que ele contém, mas sim em seu uso constante, que faz com que estas substâncias entrem no organismo.

A maioria dos amaciantes está carregada de substâncias químicas muito perigosas que podem comprometer a saúde, sobretudo a das crianças.

Como a roupa fica em contato direto com o corpo, e algumas peças próximas ao nariz, as reações alérgicas costumam ser bem desagradáveis. Esse produto não é indicado, por exemplo, para lavar as roupas do bebê, que ainda não tem o sistema imunológico totalmente formado.

Produtos tóxicos presentes nos amaciantes

1. Linalol 

Linalol é um tipo de narcótico, conhecido por causar problemas respiratórios e perda de coordenação muscular.

2. Acetato de benzila

É uma substância tóxica que tem sido associada ao câncer de pâncreas. Os seus vapores podem ser irritantes para os olhos e vias respiratórias e pode também ser absorvida através da pele.

3. Clorofórmio

É uma poderosa neurotoxina cancerígena e pode causar muitos problemas de saúde, como perda de consciência, náuseas, dores de cabeça, vômito, tontura e sonolência.

4. Álcool benzílico

Pode causar muitos problemas de saúde, como distúrbios do sistema nervoso central, dor de cabeça, náuseas, vômitos, tonturas e quedas intensas ds pressão arterial.

5. Alfa-terpineol

Este é um produto químico tóxico perigoso, que pode causar muitos problemas de saúde, como tontura, dor de cabeça, fome, perda de memória, dormência no rosto, dor no pescoço e coluna vertebral.

Receita de amaciante caseiro

Ingredientes:

10g de bicarbonato de sódio

200 ml de água quente

800 ml de vinagre de maçã

20 gotas de óleo essencial

Recipiente de plástico com capacidade para 3 litros.

Modo de preparo:

Atenção - o recipiente precisa ser grande o suficiente, pois o resultado final é volumoso.

1- Misture o bicarbonato de sódio, a água quente e o vinagre de maçã no recipiente de plástico.

2- Você verá uma reação química dos ingredientes, pois muitas bolhas se formarão.

3- Coloque a solução numa garrafa vazia de amaciante e acrescente o óleo essencial.

4- Guarde a garrafa num lugar fresco.

Observação - Agite o amaciante todas as vezes que for usá-lo.

Quatro colheres de sopa já são suficientes para lavar as roupas.

Essa receita é a solução até para aqueles que sofrem com problemas respiratórios, pois o aroma é suave e não tem reações alérgicas.

Em busca de uma casa limpa e cheirosa

Muitas pessoas colocam em risco a própria saúde. E, na maioria das vezes, sem saber. Isso porque há diversos produtos de limpeza à venda no mercado que podem fazer mal ao organismo.

Os mais perigosos são aqueles que matam bactérias e fungos. Eles contêm substâncias químicas fortes que, se não forem manipuladas corretamente ou se utilizadas por pessoas alérgicas, podem causar uma série de problemas à saúde.

Que produtos de limpeza fazem mal à saúde?

1. Desodorizantes de ambiente

Aquele cheirinho agradável que os desodorizantes deixam na casa esconde alguns perigos. Como apresentam paradiclorobenzeno em sua fórmula, esses produtos, além de provocarem alergias respiratórias e irritação na pele e nos olhos, podem causar danos graves ao fígado e ao sistema nervoso central.

2. Detergente para máquina de lavar louça

Esse produto, na sua versão convencional, contém amoníaco, substância que, quando aquecida, libera o gás amônia, que pode causar irritações na pele, nos olhos e até problemas respiratórios.

3. Desentupidores de ralo

Esses produtos contêm soda cáustica e nitrato de potássio, uma mistura corrosiva.

4. Água sanitária

O hipoclorito de sódio, presente na composição da água sanitária, é outro grande vilão. Ele libera o gás cloro, mesmo que utilizado em baixa concentração. Esse gás pode provocar dores de cabeça, lacrimejamento e irritação das vias aéreas. Se a pessoa for asmática, o contato com a água sanitária pode piorar o quadro.

Assim como o querosene e outras substâncias à base de solventes, os desentupidores de ralo são altamente inflamáveis e podem causar irritações nos olhos e na pele. Em altas doses, podem levar à morte.

Misturas perigosas

Outro grande risco na limpeza doméstica é misturar produtos diversos. Por não conhecer os ingredientes de cada um, corre-se o risco de criar compostos extremamente nocivos.

Um exemplo claro é a mistura de água sanitária com amaciante, bastante comum na lavagem das roupas. "Juntos, os componentes destes dois produtos liberam cloroaminas, gases facilmente aspirados e absorvidos pelo corpo".

Existem alternativas a esses produtos perigosos?

Vinagre branco de álcool:

Esse é um ótimo aliado da limpeza pesada. Ele desengordura, desinfeta, combate cheiros fortes e ainda é um excelente amaciante de roupas.

Para desinfetar vasos sanitários sem água sanitária, basta aplicar o vinagre por todo o vaso,  já limpo com água e sabão, deixando agir por dez minutos.

O vinagre misturado com água, em proporções iguais, ainda pode ser usado para retirar o cheiro deixado pela urina e fezes de animais de estimação. É só borrifar a mistura sobre tapetes e sofás, por exemplo. Essa mesma mistura também pode ser utilizada como amaciante de roupa, inclusive para as peças dos bebês.

Bicarbonato de sódio:

Por sua propriedade abrasiva, é indicado para tirar manchas de pias, banheiras e vasos sanitários. Quando misturado com vinagre branco, em proporções iguais, é um excelente desentupidor de pia. Para isso, 20 minutos depois de jogar a mistura no ralo, enxague com um litro de água fervente.

Óleos essenciais puros:

Usados em difusores elétricos ou réchauds a vela, substituem perfeitamente os desodorizantes de ambiente.

Diferentes fragrâncias são vendidas em pequenos frascos e podem ser encontradas em casas de produtos naturais e de aromaterapia.

Para emagrecer comendo de tudo e com saúde, comece a colocar em prática algumas dicas, CLIQUE AQUI e assista as aulas grátis. Acelere seu metabolismo e viva melhor.

FONTES
https://www.curapelanatureza.com.br/
http://blog.biowash.com.br/
https://melhorcomsaude.com.br/
https://universa.uol.com.br/