Alerta! Água alcalina não traz melhorias para seu corpo. Clique aqui e saiba tudo!

MED CLAUDIO AMORIM

A nova tendência agora é beber água alcalina. Muitos dizem que ela tem propriedades antioxidantes, previne o câncer, ajuda a emagrecer, controlar hormônios, etc.

Conhecida também como “água da vida”, a água alcalina não traz melhorias para seu corpo. Ainda que os adeptos a este tipo de água estejam convencidos de seus poderes, diversos especialistas discordam sobre os benefícios da alcalinidade deste líquido.

Afinal; porque água alcalina não é boa para a saúde?

Antes de responder a esta pergunta, tenha em mente as seguintes definições básicas:

  • Água alcalina – é a água que foi separada em frações ácidas e alcalinas utilizando a eletrólise, que aproveita as cargas elétricas ocorridas naturalmente neste processo e que são encontradas nos íons de cálcio e magnésio.

  • pH – é uma medida da concentração de íons de hidrogênio. A abreviatura pH significa “potencial hidrogeniônico ou potencial de hidrogênio”. O conceito de alcalinidade ou acidez é baseado na escala de pH que vai de 0 a 14. Quando inferior a 7 é ácida, e se for superior a 7 é alcalina.

Bom. Dito isto, descubra agora o porquê a água alcalina não é saudável.

É correto afirmar que a água é de grande importância para a correta manutenção de sua saúde e essencial para toda função orgânica. Porém, boa parte das fontes de água está contaminada.

Sendo assim, a procura por uma água de qualidade acaba gerando dúvidas sobre qual é o melhor tipo de água a ser ingerida.

Neste contexto, entra a opção da água alcalina. Contudo, além da questão da filtragem existe também a do pH, que segundo o Ministério da Saúde, deve estar mantido na faixa de 6,0 a 9,5 para ser considerada propícia ao consumo.

Abaixo desta faixa, a água se caracteriza como muito ácida passando a se tornar imprópria à ingestão devido causar problemas de saúde.

Isto quer dizer que se você beber água com pH na faixa superior a recomendada, que já está considerada como alcalina, ela irá fazer mal para sua saúde?

A resposta é SIM.

Tarrissa Petry, endocrinologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, afirma que quando a pessoa come ou bebe muita coisa, seja alcalina ou ácida, o corpo irá regular o pH para o padrão normal presente no sangue; desta maneira, não faz sentido a água alcalina prevenir tantas doenças.

A endocrinologista Andressa Heimbecher, também discorda que água alcalina é boa para sua saúde. De acordo com ela, quando o sangue fica ácido, seu corpo se torna suscetível a várias infecções, acidose e sepse caso você tenha alguma doença que descompense o pH do sangue, como o descontrole da insulina no diabetes.

Nos demais casos, Andressa afirma que seu corpo tem mecanismos suficientes para controlar este pH e manter tudo dentro do normal.

Portanto, não tem eficácia a justificativa de que ao você tomar água alcalina ELA irá equilibrar o pH do seu organismo para deixá-lo mais protegido contra doenças; pois ele mesmo tem capacidade suficiente para isto.

Então, porque há tanta informação defendendo a efetividade da água alcalina?

Sabe qual é a única vantagem da água alcalina? A desintoxicação.

As melhorias iniciais apresentadas por algumas pessoas que consomem água alcalina são atribuídas somente à desintoxicação e pelo fato delas ficarem mais hidratadas. Tal desintoxicação é um benefício cujas ações positivas são limitadas a um período curto de uso, não mais do que 15 dias.

Caso você beba água alcalina frequentemente estará aumentando a alcalinidade do seu estômago, o que irá neutralizar a acidez e comprometer a habilidade de digerir os alimentos, isto consequentemente acarreta doenças como úlceras e outras.

Há sim muitas informações defendendo a efetividade da água alcalina, mas sabe por quê?

Simplesmente por conta das ESTRATÉGIAS DE MARKETING INTELIGENTE, vez que profissionais estão desejos por venderem seus produtos e eles mesmos sabem que existem pouquísssimos estudos científicos legitimando sobre a efetividade desta água.

Portanto, a água que é muito ácida ou muito alcalina não traz melhorias para seu corpo. A chave para tudo isto é manter o equilíbrio de pH.

E então? Qual sua opinião sobre este assunto? Deixe seu comentário!

Compartilhe este alerta também nas redes sociais!

Para emagrecer comendo de tudo e com saúde, comece a colocar em prática algumas dicas, CLIQUE AQUI e assista as aulas grátis. Acelere seu metabolismo e viva melhor.

Um forte abraço.